Entrada em funções do novo director do SIED
O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, nomeou Manuel Silva Vieira como novo director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa
			O novo director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Manuel da Silva Vieira, entrou em funções no passado dia 21 de outubro. A cerimónia formal de apresentação aos funcionários decorreu no auditório do Forte D. Carlos I, sede do Sistema de Informações da República Portuguesa.
Na primeira vez que se dirigiu aos funcionários, Manuel da Silva Vieira mostrou-se honrado por ter sido o escolhido entre “um excelente lote de funcionários e dirigentes” para ser o primeiro diretor oriundo do próprio SIED. Fez também questão de elogiar o trabalho desenvolvido pela direção cessante e prometeu trabalhar para continuar a fazer crescer o Serviço e melhorar a qualidade do seu produto final.
Antes dele, o Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa, Embaixador Vítor Sereno, salientou também o facto de, no ano em que se assinalam os 30 anos do SIED, o Serviço ter um director da casa. Algo que se reflete, afirmou, num SIED “emancipado, maduro e consciente da sua missão” e que é também “um reconhecimento da qualidade dos quadros do SIED”.
O Secretário-Geral do SIRP agradeceu também todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos pela direção cessante, nomeadamente do diplomata Pedro Marinho da Costa.
Manuel da Silva Vieira fez parte do grupo de funcionários fundadores do SIED em 1995, onde foi chefe de divisão e diretor de serviços.
Foi oficial de ligação no Gabinete Coordenador de Segurança e adjunto do gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna.
Em 2023 foi nomeado chefe de gabinete do Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna e, no ano seguinte, Secretário-Geral Adjunto do Sistema de Segurança Interna.
Entre março e outubro de 2025 foi conselheiro de segurança na Embaixada de Portugal em Luanda.