Visita do Secretário-Geral-Adjunto da OTAN ao SIED
Scott W. Bray foi um dos convidados de honra das comemorações dos 30 anos do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa
			O Secretário-Geral-Adjunto da OTAN para as Informações e Segurança (ASG I&S NATO), o norte-americano Scott W. Bray, foi um dos convidados de honra das comemorações dos 30 anos do SIED, presididas pelo Secretário-Geral do SIRP, Embaixador Vítor Sereno, que tiveram lugar a 30 de setembro no Forte Dom Carlos I.
Na ocasião, Scott Bray discorreu sobre as principais implicações para a OTAN do atual contexto geopolítico internacional, sublinhando o relevante papel das Informações Estratégicas nacionais no acompanhamento dos complexos desafios subjacentes ao Flanco Sul da Aliança. Por força das suas capacidades e foco operacional, o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) dá um contributo especializado — e único — para a segurança da Aliança.
“The Eastern flank of the Alliance is not the only one facing challenges. On our Southern flank, strategic competition, pervasive instability, and recurrent shocks define today’s security environment”, afirmou.
“O Flanco Leste da Aliança não é o único a enfrentar desafios. No nosso Flanco Sul, o ambiente de segurança é hoje definido pela competição estratégica, instabilidade disseminada e choques recorrentes”, referiu o ASG perante um auditório restrito composto pelo Procurador-Geral da República, a Secretária de Estado para os Negócios Estrangeiros e Cooperação, o Secretário de Estado para a Digitalização, a Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna, o Chefe de Estado-Maior do Exército, o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, entre outras altas entidades representativas dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, Finanças, Economia e Coesão Territorial, ou Defesa Nacional, bem como das Forças Armadas, Forças e Serviços de Segurança e órgãos de Informações nacionais, entre demais entidades.